Solilóquio

27-02-2010 17:32

 

Disseram pra mim
Que o céu já não é mais tão azul
E que as estrelas no céu
Não são mais vistas quando a gente quer.

 
Disseram que a água já não é mais tão cristalina
E que não abunda mais em vida.
Disseram que o amor é uma história distante
E a chamaram de ideal.
Disseram que quando se ama
Não se vive a vida real.
Disseram que tudo do que aprendi
Hoje já não é mais igual.

 
Disseram que cada vez que respiro
Eu aspiro em substâncias nocivas
E que o que dividi com meus amigos
Não faz mais parte de mim.

 
Disseram a mim, que quando estou sonolento
Estou repondo as energias que perdi
Em um inerte e inevitável momento.
Disseram que a felicidade não existe
E que puseram nos meus caminhos mais seguros
Mais caminhos, mais passos, mais muros.

 
Mas disseram a mim:
- Não te preocupes, a vida é assim.
A tua vida não para
Enquanto tudo à tua volta desaba.
Recolheis as pedras das quais precisas
Separeis os tecos de terras fofas que sobrarem
E planteis ali a tua rosa solene.

 
Disseram que a rosa eu protejo
E devo proteger!
Enquanto a vida se acaba
Nessa tristeza perene.

 
Contudo a amarga melancolia
Deixa-me em prostração,
Adinamia voluntária,
Aceitando tudo o que me disseram.

 
Ainda disseram, na embriaguez
(Ah, langor profundo da invalidez!)
Não existe verdade, porém, vaidade.
E sob vaidade o mundo se fez.

 
Abriram meus olhos e me mostraram as coisas
Mas eu não as vi como deveras às guisas.
Eu não senti a primeira brisa da vida
Eu não curei para mim, a minha própria ferida.

 
Disseram a mim, que a terra não planta
Então dessa terra infértil
Eu não colherei.

 
Mas acreditarei que tudo o que quero plantar
Plantarei, regarei, cultivarei, suspenso, ao ar.



--
Matheus Araujo Vieira
 

Voltar

Procurar no site

©Imitatio 2010 Todos os direitos reservados.